Teacher salva bebê!
Conhecemos heróis usando capa e dotados de superpoderes. Às vezes com visão de raio-X ou algum instrumento do tipo martelo super poderoso. Sempre lutando contra o mal e salvando vidas. Mas coragem e atitude são virtudes bem humanas presentes em pessoas com as quais temos a sorte de conviver.
‘One minute, please.’
Carla Carolina P. dos Santos (também conhecida entre nós como Carla Carol), estava em plena aula de inglês, online, quando percebeu uma gritaria no corredor de seu prédio. ‘One minute, please.’ Ninguém na aula pôde imaginar que se tratava do casal de vizinhos com a filha recém-nascida engasgada nos braços. Em uma cena de pânico, a reação da maioria das pessoas é entrar para o coro da gritaria, mas Carla é parte daquele grupo que queremos ter por perto nessas horas, sabe?
‘Licença, por favor.’
“Assim que peguei a bebê nos braços, iniciei a manobra imediatamente. Quando conseguimos falar com a central de pronto-socorro por telefone, a bebê já estava respirando. Eu não conseguia me lembrar o que fazer em um primeiro momento devido à adrenalina muito alta na hora. Porém eu me lembro de pedir que todos se afastassem de mim enquanto eu aplicava a manobra. Acredito que tudo foi mais intuitivo, pois esta foi a primeira vez que eu estava realmente fazendo aquilo, em toda minha vida. E se tratando de uma bebê!”. A manobra de Heimlich, que salvou a bebê antes que a filha mais velha do casal conseguisse o socorro por telefone, havia sido praticada em um dos treinamentos da equipe de teachers da Alt Idiomas.
O treinamento fez a diferença
“Acredito que o conhecimento em primeiros socorros é essencial. Eu jamais esperava lidar com uma situação assim. Mas, graças ao preparo que tive, eu pude auxiliar os pais da bebê naquele momento de desespero.
O treinamento foi teórico, prático, cheio de informações relevantes e ainda pude tirar dúvidas durante e depois das aulas, já que o material de apoio é excelente e muito claro. Eu sempre me interessei pela área de atuação de bombeiros, então vi no curso uma chance de conhecer a realidade e o dia-a-dia deles. No entanto, percebi que a minha curiosidade ajudou a salvar uma vida. Agora, agradecida pela oportunidade de ter participado do curso e, mais ainda, por saber que ele valeu em termos de aprendizado e prática”, afirma Carla.
O workshop foi ministrado há cerca de um ano para a equipe administrativa, pedagógica e de teachers, em fevereiro de 2020, com o bombeiro Vagner Borges de Souza.
“Foi uma satisfação imensa saber que a teacher Carla não hesitou em realizar o procedimento de desengasgo. É muito difícil ter esse feedback pós curso, pois nem sempre temos acesso a esses relatos de atendimento dos alunos, principalmente os que não são da área da saúde”, explica.
Vagner ainda ressalta que “o importante é manter a informação atualizada e revisitar o curso frequentemente. É essencial pensar que as situações de emergência podem ocorrer em qualquer lugar, e quanto mais automática for a reação, maior a chance de sucesso. Isso só vai acontecer caso esteja tudo fresco na memória”. Garante que essa manobra é muito simples e, portanto, difícil de ser esquecida quando se aprende a realizá-la.
“Os detalhes estão relacionados às diferentes idades e o cuidado principalmente com bebês, como foi o caso da teacher Carla, que mostrou excelência no procedimento obtendo sucesso e consequentemente salvando uma vida”, conclui.
Gratidão e reconhecimento
Para os pais, Denilson e Elizania, a própria vida da bebê é o principal motivo de gratidão. Contam que já saíram de casa com a intenção de pedir ajuda para a teacher Carla. E sentiram a certeza que o bebê se salvaria logo que ela o tomou em seus braços.
“É muito importante fazer [o treinamento], sempre é bom aprender para poder pelo menos ajudar quando precisar. Queremos fazer um curso como esse porque é muito importante socorrer o próximo”, completam Denilson e Elizânia. Estendemos nosso orgulho de ter a Carla na equipe. Heróis que não precisam de capa.