Alt Idiomas

Por que o inglês é a língua mais falada no mundo?

Por que o inglês é a língua mais falada no mundo? Entenda os motivos

O idioma inglês é nativo para uma população de 379 milhões de pessoas no mundo atualmente. Trata-se da soma das populações dos EUA, Canadá, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales, Austrália, países caribenhos, Nigéria, Nova Zelândia e África do Sul, entre outros. Mas o inglês também é o idioma mais usado em reuniões entre pessoas com línguas nativas diferentes. Confira abaixo o porquê o inglês é a língua mais falada do mundo.

 

O idioma na história mundial: a colonização britânica e a hegemonia americana

Segundo a ELB (Enciclopédia das Línguas no Brasil), da  Unicamp, o inglês é dominante como língua global por causa do tamanho do poder de colonização dos britânicos, que teve seu pico mais alto ao fim do século XIX, e principalmente como consequência da hegemonia econômica dos EUA, alcançada no século XX. 

 

Uma língua global

Um idioma precisa desempenhar um papel de destaque internacional. No caso do inglês, não somente está presente em muitos países, mas também em diversos outros, como segunda língua. Daí o total de falantes é massivo. Seja para desenvolver parcerias econômicas, seja para o turismo, para estudos, para a aviação, tecnologias de informação e comunicação.


Leia também:

30 termos técnicos de TI em inglês

 

A importância de aprender de inglês no século XXI

 

A revolução da informação como reflexo principal da internet no início do século XXI ampliou o relacionamento entre pessoas e negócios por todo o mundo. Aqui no Brasil, além das muitas empresas multinacionais,  empresas nacionais com negócios fora do Brasil precisam de profissionais para se comunicar e firmar parcerias em outros países.

Conhecimento e comunicação na língua inglesa também serve muitas vezes meramente como um critério de seleção para vagas onde o idioma nem sequer será utilizado.

Ah, sim! E, se você quiser viajar, fazer turismo, estudar ou trabalhar fora, morar e tirar o visto, saber inglês vai evitar perrengues, possibilitar acesso a cursos, entretenimento e proporcionar oportunidades de trabalho melhores e até mesmo concorrer com os nativos nas melhores vagas.

 

Conheça nossos cursos de Inglês – Alt Idiomas 

O segundo idioma mais estudado no mundo: O espanhol

Segundo a Universidade Metodista de São Paulo, o espanhol tem mais de 500 milhões de falantes, é o segundo idioma mais estudado no mundo. 

Ocupando a quarta posição no ranking de idiomas globais, o espanhol também merece atenção, como afirma o site Word Tips, reunindo dados sobre as línguas mais faladas do mundo. 

Já o estudo da Unicamp afirma que o espanhol tem boa influência sobre políticas nacionais de alguns países. E, claro, é o idioma nativo da maioria dos países vizinhos em nosso continente. Há empresas multinacionais cuja língua de negociação e comunicação é o espanhol. Espanhol é relativamente mais fácil para nós, brasileiros, entendermos. Mas falar corretamente, conjugar verbos, preposições, expressões e vocabulário demandam estudo e dedicação. A credencial de um curso de 2 ou 3 anos, ou ainda um certificado de espanhol da universidade de Salamanca em seu currículo vai comprovar para o selecionador que não se trata de um ‘portunhol’.   


Conheça nosso curso de Espanhol – Alt Idiomas

Increva-se em nossa Newsletter