Halloween, o que é e o que significa para a Alt Idiomas
O Halloween para nós, da Alt Idiomas, é só uma brincadeira.
Brincar ou não é um direito de todos que respeitamos.
Ainda que se veja a Alt Idiomas como uma instituição “moderna” que respeita toda e qualquer forma de religião, inclusive a não-religião, ressaltamos que TODOS temos este dever legal (no sentido de estar na lei, isto é, regido pela Constituição Federal). Respeito é nossa obrigação.
A Alt Idiomas é formada por equipe, seus alunos, clientes e fornecedores.
Não diferenciamos ninguém, simplesmente respeitamos. Pensamos que a tolerância se estende a todos.
Apesar de temos uma missão: “ensinar o idioma com qualidade máxima e contribuir para o desenvolvimento das pessoas“, não somos “missionários”, isto é, não trabalhamos para converter ninguém a religião nenhuma. Por este motivo, Halloween não passa de uma brincadeira – bem divertida – sem nos preocuparmos em estar celebrando ou desrespeitando nenhum tipo de credo ou crença. Sabemos que o único consenso existente sobre as origens da festa é que não há uma única fonte. Trataremos deste assunto mais adiante ainda neste artigo.
Fantasias
Nossos alunos podem vir, fantasiados ou não.
Todo mês de outubro, promovemos o Concurso de Fantasia (que não precisa ser com tema “monstruoso” de Halloween).
As Brincadeiras
Todos podem participar das Gincanas sem participar da brincadeira do Halloween.
As brincadeiras são sempre opcionais (nos colégios ou no instituto em que acontecem, pois não são todos). Mesmo aos participantes das gincanas, as brincadeiras do Halloween também são opcionais. Se a criança ou os pais não quiserem, não precisam participar.
A Decoração
Não são todos os colégios que aceitam. A Alt Idiomas respeita esta decisão sem questionar.
Mas afirmamos: os “monstros”, os “fantasmas”, as “bruxas”… não possuem nenhum tipo de conotação ou simbologia religiosa ou sobrenatural. Ah, e as aranhas gigantes não mordem de verdade.
Mas quais são as origens do Halloween?
A verdade é que não há um consenso definido, isto é, provavelmente todas as opções tem um pouco de verdade e um pouco de exagero. Alguém poderá afirmar que a festa tem origem exclusivamente em motivos religiosos, mas não é isso que os historiadores afirmam.
Entre as muitas origens alegadas para esta festividade, destacam-se estas três:
- a celebração da época da colheita;
- o dia de brincar de “repelir” as bruxas;
- o fim do verão e início do outono no hemisfério norte do planeta;
Atualmente, a versão moderna “importada” para o Brasil tem mais relacionamento com a brincadeira de usar fantasias e com a tradição das crianças americanas de bater de porta em porta fantasiadas com o famoso “doces ou travessuras”. Sem nenhuma conotação religiosa ou sobrenatural, por mais incrível que isso possa parecer.
Outro texto interessante sobre o assunto:
Junte-se à nos nesta brincadeira, sem medo de se divertir, OK?