Conheça o Catar: sede da Copa do Mundo 2022!
A Copa do Mundo 2022 acontecerá em novembro deste ano. A data escolhida para o início do evento é totalmente atípica, mas servirá para adaptar-se ao país-sede: Catar, que em julho tem as temperaturas mais elevadas do ano: 45°C. Afinal, seria de torrar os jogadores em campo, isn’t it true?
Que tal saber um pouco mais sobre o Qatar? Veja alguns fatos e curiosidades!
1 – First of all: Official language!
Uma das partes que mais nos interessa: o idioma! A língua oficial por lá é o árabe, mas o segundo idioma amplamente falado é o inglês. Ou seja, se você fala inglês já tem a sua comunicação garantida por lá. Já estuda o idioma?
>>> Conheça os cursos da Alt Idiomas!
2 – Currency! Money, money, money…
A moeda do Catar é o Rial catarense. Portanto, se você tem dólares ou euros, troque aqui mesmo no Brasil, pois o troco sempre será devolvido em Rials no Catar e a cotação não é tão favorável por lá.
3. Família Al Thani: um governo centenário
A família Al Thani é uma dinastia que governa o país desde a sua fundação em 1850, segue no poder há mais de 150 anos.
4. Um dos países mais ricos do mundo!
De acordo com dados do FMI (Fundo Monetário Internacional), o Catar é um dos países mais ricos do mundo considerando o PIB per capita como indicador dessa afirmação.
5. Aeroporto de Hamad: o melhor aeroporto do globo
A informação é resultado da pesquisa da AirHelp, que integra a Associação dos Defensores dos Direitos dos Passageiros (Association of Passenger Rights Advocates – APRA).
O Aeroporto de Hamad tem ótima infraestrutura, além da beleza estética e o cuidado com o local. A arquitetura conta com jardins e obras de arte e fica na capital do país, Doha.
Aliás, a Qatar Airways recebe um bom investimento, assim como o aeroporto nacional.
6. Brasileiros no Catar
Estatísticas do Ministérios das Relações Exteriores de 2020 mostram que há 1.968 brasileiros no Catar. Outro fato importante é que não há mais obrigação de visto para brasileiros que vão viajar ao país, a isenção foi acertada em janeiro de 2020 entre os governos brasileiro e catarense.
7. Cultura e religião
A cultura e a lei têm grande influência da religião islâmica, que é predominante e oficial por lá, embora tenham também budistas, hinduístas e cristãos entre a população catarense / catariana.
Porém é necessário saber alguns fatos locais se quiser / puder ir pessoalmente ao Catar em 2022:
1. demonstrações de afeto precisam ser evitadas em público: beijo, abraço, dar as mãos, enfim… (pode dar processo e até punição criminal);
2. proselitismo religioso é ilegal e pode levar você a ser deportado ou preso. Isto é, não se atreva a tentar converter ninguém para a sua religião;
3. O muçulmano é proibido de consumir bebida alcoólica. Visitantes estrangeiros obviamente não podem beber nas ruas do Catar, somente em locais privados como bares, restaurantes e em seu quarto de hotel;
4. Evite camisetas, decotes, shorts, roupas que exponham o corpo, biquínis ou sungas principalmente em lugares públicos. No entanto, as mulheres não são obrigadas a usar o Hijab (véu que cobre cabelos e orelhas);
5. Entre sempre descalço em mesquitas. Como regra geral: as instruções antes de entrar.