
Como preparar um currículo em inglês: saiba quais as principais diferenças
Oportunidade de trabalho em uma empresa multinacional. Salário alto, benefícios, carro da empresa e tudo mais. Profissional do RH analisando currículos para a vaga. É preciso ter nível de inglês para fazer apresentações para os gringos. Requisito eliminatório. Ela vai direto naquela área de idiomas:
English Language: Intermediate
Nossa. Bora para o próximo.
Pois é. Preparar um currículo em inglês pode ser um desafio, especialmente se você não está familiarizado com o formato do mercado internacional. Em geral, há seções muito parecidas com o nosso estilo brasileiríssimo de curriculum vitae. Porém obviamente existem diferenças cruciais do formato in English para o nosso. Conheça-as agora mesmo:
1. Estrutura Básica do Currículo
Conhecido como ‘CV’ na Inglaterra, e como ‘Resumé’ nos Estados Unidos, a estrutura básica do currículo não é 100% diferente da nossa. A primeira parte se refere às ‘Personal Information’ (informações pessoais), como no nosso currículo. Depois virão alguns detalhes importantes a se observar em cada parte do CV.
Summary/Resume
É obrigatório que você inclua seu resumo profissional após apresentar sua ‘personal information’. Procure redigir um texto curto composto de, no máximo, cinco linhas. Diga objetivamente ao empregador quem você é, suas melhores habilidades – skills e qual tipo de trabalho você está em busca.
Dica de ouro: faça seu perfil relevante o suficiente para a vaga que você está aplicando. Olhe atentamente a descrição e inclua as habilidades que casam perfeitamente com a posição de trabalho.
Exemplo de summary:
“Creative graphic designer with 7 years of experience in branding and digital design. I have collaborated with teams at Google and Microsoft, developing visual identities that increased brand recognition by 50%. I am seeking a new opportunity at Tiktok to explore new design trends and innovation.”
Work Experience
Página 7 do seu currículo começando assim: January 1952 – July 1953: Telegraph operator. Será que o avaliador vai ler algo tão antigo e que não tem nenhuma relevância com o que vai fazer?
Bem, como o nome já diz, esse é o momento de contar suas experiências de trabalho em ordem cronológica, destacando suas responsabilidades e conquistas. Sem grandes alterações por aqui. É recomendado elencar da experiência mais atual para a mais antiga, nome da empresa, ano de entrada e saída, principais atividades. Mas observe a relevância e não pense que é para escrever um longa metragem da sua vida.
É comum e opcional também acrescentar as “major accomplishments” para incluir suas realizações em cada uma das experiências do seu professional background. Coisas que podem te fazer sobressair aos demais candidatos.
Education
Inclua suas qualificações acadêmicas, citando instituições educacionais e datas de conclusão. Simple as that.
Certifique-se de deixar na ordem cronológica decrescente e, principalmente, de se informar em quanto à tradução correta sobre seu nível de escolaridade.
Skills
Hora de destacar suas competências relevantes, usando palavras de ação para enfatizar suas capacidades. Alguma dúvida sobre verbos de ação? Confira algumas possibilidades.
Languages
Mencione aqui os idiomas nos quais você possui algum conhecimento e fluência. Descreva seu nível de acordo com os seguintes exemplos:
Native Portuguese speaker
Advanced in English, level C1 certified by Cambridge Assessment in 2024.
2. Exemplos de Currículo
Consultar exemplos de currículo pode ser muito útil. Procure os que mais se encaixam com sua área de atuação e estilo pessoal. Existem diversos recursos online que oferecem templates prontos. O próprio Google Docs traz modelos interessantes. Sites e aplicativos como o Canva. também trazem opções e designs limpos, profissionais e customizados no quais você também pode se inspirar. Veja abaixo alternativas:
3. Revisão e Feedback
Phone number: 55 11 43924511q
Aquela letra q foi esbarrada na hora de escrever. Só o avaliador percebeu a sua falta de cuidado na revisão.
Antes de enviar seu currículo, faça uma revisão cuidadosa.
Peça feedback a amigos ou colegas que têm experiência no mercado internacional. Isso pode te ajudar a identificar pontos que precisam de ajuste. Se você é aluno Alt Idiomas, conte conosco para te ajudar na sua review.
Aproveite as dicas e comece a trabalhar no seu currículo hoje mesmo!
Leia também:
Qual a diferença entre B2 (FCE) e C1 (CAE)?
TOEFL, IELTS e Cambridge – Qual a pontuação mínima exigida nas universidades americanas e no Reino Unido?